UA-44414078-2

Instruções

Para saber como produzir os seus materiais e fechar o seu arquivo corretamente, leia abaixo com atenção e produza os seus materiais corretamente.

Gabaritos

Você deve fazer os seus materiais dentro dos Gabaritos, que são arquivos predeterminados para você fazer a sua arte. Nós só imprimimos materiais enviados dentro desses arquivos. Podemos , a nosso critério corrigirmos os arquivos, mas você deve baixá-los em nosso site e abrir no Corel Draw.

Esses arquivos já têm as margens colocadas no local correto. Respeite as margens para que o seu material não seja prejudicado. Não coloque informações importantes além da margem de segurança, senão elas serão cortadas. O fundo, seja ele vetor ou imagem, deverá ultrapassar a linha de corte, para que não fiquem filetes brancos em volta do material. 

 

Imagens e cores

Se você usar imagens no seu material, lembre-se sempre de que elas deverão estar em formato Bitmap e no modo de cor CMYK. As imagens devem ter no mínimo 300 dpi’s de resolução. Evite fazer materiais com frente escura e verso claro, ou frente clara e verso escuro, isso poderá manchar o lado mais claro do produto, ficando a gráfica isenta de quelaquer problema

Preenchimentos e contornos também devem estar em CMYK. A empresa aceitará materiais com cores em Pantone® ou RGB, e será impresso e não nos resposabilizamos por eventuasi diefernças de cores que venham a ocorrer. Para que isso nào ocorra, faça sua arte utilizando a Paleta de Cores CMYK. Caso em seu arquivo tenha cores em Pantone® ou RGB, converta-as antes de enviar o seu pedido.

Textos e fontes

Para evitar problemas com fontes no seu material, você deverá convertê-las em curvas e, caso o arquivo enviado não seja assim e por ventura venha a ocorrer alguma alteração na fonte, não nos responsabilizamos pelo mesmo. Caso esse problema seja identificado na fase de pre-impressão, o arquivo será devolvido. Ainda, sugerimos que o tamanho mínimo utilizado seja de mais de 7 pontos de tamanho para manter a boa resolução e legibilidade. Procure também não utilizar fontes com traços muito finos, para que não perca a sua resolução e teha problema na impressão.

Preenchimentos com as cores Preta e Azul

Para fazer um preto mais escuro e nao fique cinza, utilize C: 50% M: 30% Y: 20% K: 100%. 

NUNCA utilize o preto com 100% nas quatro cores (CMYK), isso sobrecarrega o papel de tinta e propicia uma grande chance de manchas no seu material, além de as cores não encaixarem, principalmente em texto, podendo ficar fora de registro devido ao excesso de cor. Caso o arquivo seja enviado em .cdr e seja ideintificado na fase de pre-impressão, a nosso critério podemos até  corrigi-los, mas não nos responsabilizamos pelos problemas advindos desse procedimento. 

A composição acima de preto poderá ser usado para efeitos com Degradê. Utilize essa composição apenas quando for fazer um fundo preto, ou quando esta cor tiver um destaque maior na sua arte. Não é recomendado para fontes e objetos pequenos.

No caso da cor azul, quando usada, utilize esta regra C: 100% M: 80%, para que seu impresso não saia roxo. Utilize esta regra principalmente quando for usar a cor azul de fundo em algum material.

Efeitos especiais

Se você utilizar efeitos especiais no seu material, você terá que fazer algumas alterações neles antes de enviar o seu arquivo para a gráfica.

  • Mistura, Contorno interativo e Extrusão, você deverá Separar esses efeitos através do Corel Draw.
  • Envelope, Distorção e Perspectiva, você deverá convertê-los em curvas.
  • Sombra, você deverá fazer o comando Separar grupo de sombreamento e converter a sombra em Bitmap.

Acabamentos

Corte

Especial - com faca

Se você for fazer um material com corte, você deve marcar o local onde será cortado o produto, com uma linha pontilhada e deixar uma margem de segurança à esquerda e uma à direita da linha de corte. A distância das linhas deve ser entre 5 mm.

Reto

Os cortes inferiores a 3,0 cm somente serão produzidos com autoirzação do cliente, ficando a empresa sem responsabilidade sobre eventuais problemas desse procedimentos.

Faca para Materiais Especiais

Faca é uma ferramenta utilizada para fazer alguns acabamentos especiais como vinco, corte especial e meio corte. Quando você for utilizar esta ferramenta, você deverá ficar atento a algumas regras para que seu material não saia com erro de corte.

Faca para Ímã – Quando você fizer faca para ímã, lembre-se de deixar todos os cantos arredondados, pois como vai uma manta imantada colada no verso do material, uma faca com pontas não vai cortar o material corretamente. Além dos cantos, desenhe a faca desejada, e sangre 2 mm para fora (sangra) da faca e 2 mm para dentro (segurança) da faca. Facas menores que 4,0×4,0  cm não podem ser produzidas.

Faca para Adesivo –Segue o procedimento de faca para imã e ainda o cliente não pode deixar de fazer a sangria e a margem de segurança, que é de 3 mm para dentro da faca e 3 mm para fora da faca.

Faca para Vinco – Para o vinco, você deverá fazer a marcação do local e deixar para cada lado da linha marcada do vinco uma margem de segurança que vai de 3 mm, podendo variar de acordo com o material. Além desta marcação, tem o desenho da faca onde irá cortar junto com vinco. O procedimento é o mesmo, linhas de segurança de 3 mm para dentro da faca e 3 mm para fora da faca.

Meio-corte

O meio-corte é um acabamento usado principalmente em adesivos. Pois somente o adesivo, e não o papel (substrato) onde ele é colado, é cortado, na forma determinada pelo cliente. Para ser feito o meio corte é necessário o desenho de uma faca, que terá a forma desejada do adesivo.

Segue os mesmos procedimentos de sangria e tamanhos dos itens acima.

Dobras

Você tem a opção de fazer uma ou duas dobras nos seus materiais. O acabamento de apenas uma dobra pode ser feito em materiais com as gramaturas de papel de 70 a 150 gramas. Marque o local da dobra no material e as linhas de segurança de 5mm, pois a dobra pode variar de 2 a 5 mm. Estas linhas são importantes para que informações do seu material não sejam dobradas e fiquem ilegíveis.

Em um material com duas dobras como um folder, por exemplo, o procedimento é o mesmo. Porém, preste atenção no fato de que o folder tem propriedades “espelhadas”. Ou seja, a parte da frente (capa) do folder será feita na parte direita do modelo do arquivo. O verso da mesma vai espelhar, ou seja, ela vai imprimir do lado esquerdo. Cuidado com as marcações das dobras, pois as mesmas também espelham.

As dobras transversais e em cruz não deverão ser feitos através de vincos, e tem custo diferente a dobra, e ainda deve ser feito em papel com gramatura superior a 115g.

Vinco

O vinco é feito e o cliente deve dobrar o produto posteriormente. Ele só pode ser feito em produtos com gramaturas acima de 115g

Os vincos  podem ser feitos em materiais com verniz, mas pode ocorrer desse vinco "quebrar" o verniz, ficando marcado . O mesmo ocorre para fundos chapados. Não nos responsabilizamos caso isso ocorra, mas orientamos o cliente a desenvolver a arte sem impressao na area de vinco e caso desejar algum acabamento brilho ou foscono material que o mesmo ocorraseja feito atravésde laminação bopp.  Para este acabamento, também existe a necessidade do desenho de uma faca onde será feito o vinco, a não ser que o material já venha com este acabamento incluso, como é o caso dos produtos Pastas e Calendário de Mesa.

Vincos na transversal e cruzados são produzidos porém o preço deve ser previamente passado pela empresa.

Verniz

O verniz é utilizado para deixar o material com brilho ou fosco , conforme o verniz utilizado. Quando o verniz é aplicado no material todo, chamamos de Verniz Total, quando é aplicado em algumas partes do material (como em apenas uma logomarca), chamamos de Verniz Localizado.

Caso você queira usar o verniz localizado, para dar uma ênfase na sua logomarca, por exemplo, você deve fazer a máscara de verniz. Para fazer esta máscara, você deverá copiar o objeto (no qual você quer aplicar o verniz) em outra página do Corel Draw e pintá-lo de preto. Mas preste atenção, ele tem de estar em preto 100% e permanecer na mesma posição do original.

A máscara do verniz deve também estar convertida em Bitmap Tons de Cinza, com resolução mínima de 300 dpi’s. Cuidado quando você for converter para Tons de Cinza, certifique-se de que ele esteja 100% preto ou G:0.

Serrilha

A serrilha é um picote feito em papel para que ele seja destacado. É utilizada normalmente em ingressos, tickets, e outros materiais criativos. Você deverá fazer uma linha pontilhada no local onde deseja que a serrilha seja feita. Deverá também fazer duas linhas, uma à direita e outra à esquerda da linha que marca a serrilha. Estas linhas servem como linhas de segurança. A distância das linhas deve ser de 5 mm.

Furo

O acabamento furo normalmente é utilizado em tags, mas também pode ser usado para fazer cartões de visita. Disponibilizamos furos de 5 mm de diametro. Lembre-se de fazer o furo também dentro das margens de segurança.

Faça uma margem de segurança circular em volta do furo para que você não coloque muito perto dele algumas informações que poderão ser cortadas durante a produção . Essa espécie de margem circular deve estar a uma distância de 3 mm do furo.

Hot - Stamping

O preço cobrado pelo acabamento especial em hot-stamping é feito somente em um lado do impresso. Caso seja feito o pedido na frente e verso do mesmo será cobrado o dobro do preço. No caso específico do cartão de visita o mesmo não poderá ser feito no cartão com acabamento verniz uv total 

Cantos arredondados

É um acabamento que pode ser feito em cartões de visita. No final, eles parecem com cantos de cartão de crédito. Você não precisa fazer a faca para este material, pois a empresa disponibiliza uma faca padrão, basta apenas você comprar o acabamento , e ver o gabarito da mesma

Fechando o arquivo

Depois de tudo pronto, confira passo a passo todos os itens deste manual, para que o seu arquivo saia do jeito que você quer. Faça o seu check-list:

  • Fontes convertidas em curvas.
  • Bitmap´s em modo de cor CMYK.
  • Resolução das imagens com, no mínimo, 300 dpi´s.
  • Conferir se o arquivo está dentro do Gabarito e obedecendo as margens de corte e segurança.
  • Verificar se preenchimentos e contornos estão em CMYK.
  • Efeitos Especiais do CorelDraw, todos devidamente convertidos.
  • Sombra, Degradê e PowerClip convertidos em Bitmap´s.
  • Cores Especiais como Preto e Azul, estão dentro das regras.
  • Os acabamentos utilizados estão devidamente marcados e com as suas margens de segurança.
  • Desenho de Facas, quando necessário. Verificar se estão na posição correta e com as distâncias corretas tanto de sangra quanto para segurança.
  • Facas para ímã. Verificar se estão com cantos arredondados.
  • Para uma última verificação, vá em propriedades do documento e verifique se não há mais nenhum item fora do Gabarito, que é padrão da empresa.